terça-feira, 22 de maio de 2018

A Viagem de Chihiro - A Fantasia Sobre a Realidade

    
Chihiro e seus pais estão de mudança para uma cidade diferente, na qual irão morar. No caminho até a nova casa, o pai resolve pegar um caminho diferente, os levando a uma construção. Ao atravessar a construção os pais se deparam com um parque abandonado e com uma mesa recheada de alimentos. Eles resolvem comer essa comida, mesmo sem ninguém por perto, e, por consequência disso, quando a noite chega, eles se transformam em porcos. Ao escurecer começa a surgir também espíritos por todo o local e Chihiro acaba ficando presa nesse parque, que seria como um resort para os espíritos relaxarem. Cabe agora a ela conseguir escapar desse lugar e achar uma forma de salvar seus pais.
Esse filme foi produzido pelo lendário Studio Ghibli, um estúdio de animação japonês que possui cerca de 20 filmes do gênero já produzidos. A Viagem de Chihiro é um filme bastante premiado, e até mesmo levou o Oscar de melhor filme de animação em 2003, tendo vencido nomes de peso como A Era do Gelo e Lilo e Stitch. O diretor da animação é Hayao Miyazaki, que também é um dos fundadores do Studio Ghibli,  e consegue nessa animação demonstrar bastante aspectos que falam diretamente ou indiretamente sobre a humanidade em geral.
O filme utiliza metáforas, para falar sobre vários aspectos e comportamentos humanos como  ganância e trabalho por exemplo, e, em complemento a essas metáforas, existe um realismo e detalhismo impressionante nos movimentos dos personagens. A suavidade nesses movimentos e expressões chegam a impressionar e a criar um maior envolvimento com o público já que a fantasia se torna mais real e a imersão maior. 
Além da história criativa, as belas cores escolhidas no filme e a trilha sonora impecável tornam a experiência melhor ainda. Lembro que quando fui assistir a este filme já era bem tarde e achei que teria que pausar e continua-lo no dia seguinte, mas me envolvi tanto com a história que não conseguiria dormir sem saber como ela terminaria.
Além disso tudo, o filme possui alguns momentos onde os personagens sentam e apenas param para observar a paisagem ao seu redor. Esses momentos não tem muita conexão com a história e são como pequenas pausas, mas ainda assim são bastante importantes, pois dessa forma além de podermos observar mais o mundo do filme , também conseguimos captar ainda mais toda a essência dos personagens e seus sentimentos nestes momentos.
O filme possui alguns momentos que podem ser grotescos e um pouco pesados, como personagens sangrando por exemplo, mas nada que afete a obra como um todo e por isso crianças poderiam assistir também. A classificação indicativa é Livre. Por ser um filme com uma história divertida, animada, rica em detalhes e cheia de mensagens, o filme pode agradar tanto o público infantil quanto o público mais adulto, sendo um excelente filme para assistir com a família e para passar o tempo. Dessa forma, A Viagem de Chihiro é um filme que vale muito a pena ser visto.

11 comentários:

  1. Oi, tudo bem?
    Eu nunca vi nenhum filme desse gênero, para falar a verdade não me interesso muito. Mas eu amei a premissa e vou procurar onde posso assistir. Vou chamar minhas sobrinhas para uma sessão pipoca, obrigada pela dica. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi.
    Eu não conhecia o filme, mas achei bastante interessante. Principalmente por ser um filme que pode ser apreciado tanto por crianças quanto por adultos. Com certeza o fato de conter metáforas contribui para prender a atenção do público mais velho.
    Adorei a dica e pretendo assistir.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Apesar de conhecer algumas imagens eu não conhecia a premissa desse filme, nunca assisti. Fiquei bem interessada na história criativa e nesses assuntos referentes a humanidade, mesmo que isto seja feito em metáforas. Vou anotar essa dica e ver o que estou perdendo.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?
    Chihiro é um clássico em meu coração! Todas as produções do Studio Ghibli em si possuem consigo uma magia inexplicável, e acho que isso é o que faz cada filme ser inesquecível. Muitos se enganam pelo estilo desenhado, acham até que é coisa feita pra criança, mas em minha opinião A Viagem de Chihiro é uma produção fortíssima, que impacta até mesmo os adultos por possuir tantas metáforas e tantas coisas para se descobrir numa história que aparentemente era tão simples. Amo esse filme, e sua resenha foi ótima! Espero que muitas pessoas conheçam a obra e se interessem por essa magia que nos fascina desde sempre.

    Um beijo!
    Débora
    http://www.amorlivronico.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, acho que já tinha ouvido falar nesse filme, amei saber um pouco mais sobre ele através do seu post, interessante ele usar dessas metáforas, já quero assistir também.

    ResponderExcluir
  6. Oie!
    É o primeiro texto que leio sobre essa animação, e confesso que não sabia sobre o que se tratava essa história.
    Fiquei bem curiosa para assistir, e achei bem interessante tudo o que apontou. Acredito que vou gostar do que vou assistir.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Não conhecia esse filme, mas pelo visto é uma dica muito boa e bem conceituado por ganhar de outros mais populares nesse meio. Legal ver que também faz referências a boas metáforas e dá pra se tirar bons ensinamentos, reflexões com a trama.
    Uma ótima dica pra conferir.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  8. Olá! Tudo bom?

    Ainda não tinha ouvido falar desse filme. As cores de fato são lindas e o desenho agradável, gostei disso de usar metáforas, me deixou curiosa para ver como esses temas foram abordados. Fico feliz que gostou do filme e o fato de ter vencido Lilo & Stitch, que massa, arrasou haha Adorei a indicação, parece que vale a pena dar uma chance ♥

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    não conhecia, talvez porque não costumo assistir filmes do tipo ou talvez porque não tenha sido muito divulgado mesmo. O fato é que embora não esteja inclinada a assistir acabei ficando curiosa quanto as tais mensagens passada através de metáforas. Acredito que por este longa ter desbancado animações extremamente populares, deve realmente possuir qualidades admiráveis.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  10. Oii.
    Não conhecia esse filme. Então valeu pela dica já vou procurar para assisti.
    Confesso que não costumo assistir filmes estilo anime, mas acho que vou gostar.
    Bjs Mary

    ResponderExcluir
  11. Oi Samantha!

    Tudo bem? Então, eu não conhecia o filme e apesar de não estar muito nesta vibe no momento com certeza vou deixar a sua dica anotada para quando quiser um anime que realmente tem tudo a ver comigo.

    Beijinhos - Jessie
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir