quinta-feira, 10 de maio de 2018

Batman A Piada Mortal - Humanizando a loucura

O Coringa consegue escapar, sequestrando o então comissário Gordon e começando a tornar seu dia um verdadeiro inferno, com o objetivo de tentar comprovar uma tese que demonstra que as pessoas comuns não são tão diferentes dele como estas pensam , esta tese pode ser definida da seguinte maneira: mostrar que qualquer pessoa do mundo poderia ficar louca, bastando apenas ter um dia verdadeiramente "ruim".
O início do filme funciona mais como uma apresentação da personagem Batgirl, filha do comissário, Barbara Gordon. Não há grandes momentos nessa parte do filme, o vilão desse momento é bastante fraco, e possui uma fixação fora do comum pela Batgirl  (o filme não explica o motivo dessa enorme obsessão). Essa parte do filme não existe na HQ (História em quadrinhos) , porém é interessante notar alguns aspectos no relacionamento entre o Batman e a Batgirl: na animação observamos uma humanização bem evidente nos personagens, até mesmo no Batman, que parece sempre ser uma pessoa fria e distante, mas aqui ele demonstra que possui alguns tipos de "sentimentos" e chega  ser até interessante por um tempo observar esses momentos meio "dramáticos" envolvendo tanto o Batman, quanto a Batgirl. Porém, isso acaba ficando cansativo com o tempo e desperta uma certa inquietação para que algo realmente impactante aconteça no filme, e, então, esse algo finalmente acontece, o Coringa surge.
O aparecimento do Coringa melhora muito o enredo da animação, a trama toda, no geral, muda completamente quando o personagem surge trazendo toda sua psicopatia doentia para a animação. Mas aqui o Coringa também aparece mais humanizado. Durante o decorrer da história, começamos a assistir alguns flashbacks da história do personagem mostrando um pouco como ele era antes de se tornar o palhaço psicopata. Os flashbacks funcionam muito bem, saber a origem e o que motivou alguém como o Coringa a enlouquecer aumenta bastante o interesse na história do personagem e o que ele tenta dizer através de suas ações.
Apesar da subtrama fraca, ela acaba se ligando bem à trama principal, onde o coringa tenta comprovar a teoria (já citada) que elaborou, que seria demonstrar que qualquer pessoa poderia enlouquecer se tivesse um dia ruim. No caso a loucura seria algo como uma fuga daquela realidade horrenda na qual o personagem tenta demonstrar que todos nós estamos incluidos. 
O filme consegue ser bastante interessante apesar de seu início um pouco fraco, possui alguns problemas como personagens bem desinteressantes como o vilão inicial, mas compensa com uma profundidade enorme em outros personagens como o Coringa e o Batman. Sendo baseado em uma das melhores HQs que eu já tive a oportunidade de ler, Batman - a piada mortal é um bom filme, não é perfeito, possui seus problemas, mas consegue se sair bem sendo uma adaptação até que bastante fiel. Finalizando aqui essa crítica com essa fala do Coringa"Quando o mundo está cheio de preocupações, e todas as manchetes gritam desespero...quando tudo é estupro, fome, guerra e a vida é cruel...há uma certa coisa que eu faço, que vou passar para vocês...que é sempre garantido que me fará sorrir...sim...eu fico louco!"




21 comentários:

  1. Eu lí e não realmente o que comentar hahahah'
    A animação do batman, ao meu ver, deixa muito a desejar. Talvez o HQ seja muito melhor e emocionante assim como os fãs acham. Ainda está na minha lista poder ler os HQs e melhorar a minha opnião sobre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu prefiro a HQ também, mas não acho o filme tão ruim como muitas pessoas dizem, apesar da HQ ser superior, eu gostei do filme.

      Excluir
  2. oi!
    Eu já assisti muitos filmes e animes do batman, mas não consigo gostar... Sempre prefiro o Coringa :D
    bjo

    ResponderExcluir
  3. Não assisti esse filme ainda. Sou fã do Batman, desde sempre e os que tenho curtido bastante ultimamente são os filmes de Batman Lego ihihihi acho fofos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho fofo kkkkkk, meu irmão pequeno gosta também. bjs !

      Excluir
  4. Gosto dos heróis, sou ligada aos filmes, esse nao conhecia.

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda não assisti nenhum filme do Batman, acredita? Mesmo lendo as Hqs. Vou anotar a ideia dessa HQ e desse filme. Achei interessante essa abordagem, de "humanizar" a loucura. Porque, acredito que seja realmente assim que acontece. Basta qualquer coisa que forte impacto, para que algo aconteça na nossa mente. E todo mundo tem um pouco de louco...

    Adorei mesmo ♡ || Psicologia de Boteco
    www.johanymedeirosutopia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, essa coisa de uma loucura mais humanizada é bastante falada no filme, e eu até concordo com algumas coisas que o Coringa fala, o filme é excelente. Bjs !!

      Excluir
  6. Olá, tudo bem?

    Adorei conhecer a história deste filme em animação, me deixou bem ansiosa para ver completo, pois adoro o batman. Parece ser um filme bom e adorei o fato de ter esta apresentação da batgirl. Amei seus apontamentos!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. O Coringa consegue aloprar em tudo o que ele faz, e ele sempre rouba a cena mais do que o personagem principal que é o Batman. Esse daí é o violão que todo mundo adora, sempre tem disso em filmes, desenhos, em todo lugar! Esse ama colocar fogo no parquinho! Rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, nas HQs e nos filmes, ele sempre consegue roubar a cena, com certeza é um dos melhores vilões dos quadrinhos da história. Bjs !!

      Excluir
  8. Não tenho o habito de ler HQ, achei bem legal a maneira de você estar a presentando o seu parecer relação ao filme e a HQ. As imagens estão lindas. Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oie, tudo bem? Quando era criança gostava bastante de super heróis mas conforme fui crescendo fui me distanciando. Hoje acompanho mais o Super man haha Ainda não conhecia esse que você indicou mas fiquei curiosa pra ver. Saudades de revistas em quadrinhos. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu assistia bastante também coisas relacionadas a heróis, hj um pouco menos por causa do tempo, mas ainda amo kkkkk. Bjs !

      Excluir
  10. Meu namorado com certeza vai pirar no filme, ele adora o Batman!
    Pena aber que o início não é muito bom, mas vou assistir mesmo assim a qualquer hora.

    ResponderExcluir